sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Emoção decorrente do estado de humor

DEPRESSÃO:


O termo depressão pode significar um sintoma, que faz parte de inúmeros distúrbios emocionais e não é exclusivo de nenhum, pode significar uma síndrome, representada por muitos e vários sintomas psíquicos e somáticos ou, ainda, pode significar uma doença, caracterizada por marcantes alterações afetivas.
A sintomatologia depressiva é muito variada entre as diferentes pessoas, cada personalidade se manifesta de uma maneira.
A psicopatologia recomenda como válida a existência de três sintomas depressivos básicos, os quais darão origem a variadas manifestações clínicas. Essa tríade sintomática da depressão seria:

Sofrimento Moral:

O sofrimento moral, ou sentimento de menos-valia, é um fenômeno marcante e desagradável na trajetória depressiva. Trata-se de um sentimento de autodepreciação, auto-acusação, inferioridade, incompetência, culpa, rejeição, feiúra, fraqueza e mais um sem-número de definições pejorativas.


Inibição Global:

A inibição global do organismo é um dos sintomas básicos da depressão e se manifesta como uma espécie de freio ou lentificação dos processos físicos e psíquicos de modo global, como uma lerdeza generalizada de toda a atividade do organismo, psíquica ou física. Em graus variáveis, a inibição geral torna o individuo apático, desinteressado, lerdo, desmotivado, com dificuldade em suportar tarefas elementares do cotidiano e com grande perda da capacidade de tomar iniciativas.


Estreitamento Vivencial:

Estreitamento vivencial é a expressão mais adequada para representar a perda progressiva da capacidade em sentir prazer que a pessoa depressiva experimenta. A palavra para designar o ponto mais alto desse fenômeno de perda do prazer é anedonia, ou seja, incapacidade em sentir prazer por todas as coisas. Na depressão, o estreitamento vivencial faz com que o universo de interesses e de prazeres pelas coisas da vida  
seja cada vez menor e mais estreito.


TRATAMENTO:
Psicoterapia associada à tratamento medicamentoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário