quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Transtorno Bipolar



O transtorno bipolar do humor, também conhecido como distúrbio bipolar, é uma doença caracterizada por episódios repetidos, ou alternados, de mania e depressão. Uma pessoa com transtorno bipolar está sujeita a episódios de extrema alegria, euforia e humor excessivamente elevado (mania), e também a episódios de humor muito baixo e desespero (depressão). Entre os episódios, é comum que passe por períodos de normalidade.
Deve-se ter em conta que este distúrbio não consiste apenas de meros "altos e baixos". Altos e baixos são experimentados por praticamente qualquer pessoa, e não constituem um distúrbio. As mudanças de humor do distúrbio bipolar são mais extremas e mais duradouras que aquelas experimentadas pelas demais pessoas.  A natureza e duração dos episódios variam grandemente de uma pessoa para outra, tanto em intensidade quanto em duração. No caso grave, pode haver risco pessoal e material.

Existem várias variações do distúrbio bipolar:
§                     TIPO I: Predomínio da fase maniaca com depressão mais leve (distimia).
§                     TIPO II: Predomínio da fase depressiva com mania mais leve (hipomania).
§                     MISTA: Quando os episódios possuem várias características tanto de mania quanto de depressão simultaneamente.
§                     CICLOS RÁPIDOS: Quando os episódios variações humor duram menos de uma semana.
§                     CICLOTIMIA: Os sintomas são persistentes por pelo menos dois anos, períodos em que sintomas de hipomania são leves e depressão ou distimia não são tão profundos para ser qualificados como Depressão Maior.


Tratamento:

Com o uso de medicamentos adequados e de apoio psicológico, é perfeitamente
possível atravessar períodos indefinidamente longos de saúde e ter vida plena


Nenhum comentário:

Postar um comentário